HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A história da Inteligência Artificial (IA) remonta às décadas de 1940 e 1950, quando os primeiros passos foram dados em direção à criação de máquinas capazes de imitar o ser humano.  O termo "Inteligência Artificial" foi criado em 1956 por John McCarthy. Desde então, houve avanços significativos, como o desenvolvimento de programas de computador capazes de raciocínio lógico e a criação de sistemas de conversação, como o ELIZA. A partir dos anos 1990, a IA ressurgiu com força, impulsionada por avanços em capacidade de processamento e algoritmos de aprendizado de máquina. Atualmente, a IA é amplamente aplicada em diversas áreas, desde assistentes virtuais até veículos autónomos, e promete abrir novas possibilidades para o futuro da tecnologia.

Pesquisadores:

Alan Turing (1912-1954) - Foi e é um dos pesquisadores de maior importância. Com estudos que não só foram a base para a existência da IA, mas também de quase todos os aparelhos eletrónicos já feitos. Criou o famoso teste, "Teste de Turing", usado até hoje para descobrir o nível de inteligência de um programa de IA.

John McCarthy (1927-2011) - Matemático, cientista, o criador do termo "inteligência artificial" e também o pai da linguagem de programação LISP. Foi considerado um dos primeiros homens a trabalhar no desenvolvimento da IA e sempre disse que ela deveria interagir com o homem.

Marvin Minsky (1927-2016) - Recebeu o Prêmio Turing, o maior prémio em ciência informática. O cientista explorou a forma de programar as máquinas de percepção e inteligência semelhantes à humana, criou mãos robóticas com capacidade para manipular objetos, desenvolveu novos marcos de programação e escreveu sobre assuntos filosóficos relacionados com a inteligência artificial.

Raj Reddy (1937) - Informático, foi o primeiro asiático a vencer o Prêmio Turing. Entre suas contribuições para a IA estão a criação do Instituto de Robótica da CMU e demonstrações de diversos sistemas que usam alguma forma de IA. Entre esses sistemas, estão  os sistemas de fala, controlados por voz, reconhecimento de voz, reconhecimento de voz independente do interlocutor, etc.

Terry Winograd (1946) - Professor da Universidade Stanford, e codiretor do grupo de interação humano-computador de Stanford. É conhecido nas áreas de filosofia da mente e inteligência artificial pelo seu trabalho sobre a linguagem natural usando o programa SHRDLU.

Douglas Lenat (1950) - É o Diretor Executivo do Cycorp e foi também um pesquisador proeminente na inteligência artificial, recebendo o prêmio bianual IJCAI Computers and Thought em 1976 pela criação do programa de aprendizado de máquinas. Ele também trabalhou em simulações militares e em numerosos projetos para organizações governamentais, militares, científicas e de inteligência dos EUA.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora